Capa » Nerd Toy » Brinquedo ensina logica de programação para crianças
Brinquedo ensina logica de programação para crianças

Brinquedo ensina logica de programação para crianças

Você gostaria de ver seus filhos crescendo e aprendendo lógica de programação de forma fácil e divertida? Então você precisa ter um Primo!

Um grupo de jovens britânicos desenvolveram o Primo, um brinquedo voltado para o público infantil, que estimula as crianças a aprenderem lógica de programação. Nada mais é do que um tabuleiro programável com botões de encaixe e um robô de madeira. Seu design é rústico e bem simples, permitindo que a criança se concentre na lógica da brincadeira. Suas cores vivas ajudam ainda mais a prender a atenção da criançada, além do rosto desenhado no robô, que parece dar vida a ele.

primio

Funciona da seguinte forma: a criança precisa criar uma sequência lógica para as peças no tabuleiro, de forma que a ordem definirá o movimento do robô, através de uma conexão sem fio. Cada peça possui uma instrução diferente, como andar pra frente, virar pro lado direito ou esquerdo, entrar em uma função (!!!), e iniciar. No vídeo abaixo é possível ter uma ideia melhor do funcionamento do brinquedo.

Devido ao grande sucesso do brinquedo, os criadores do Primo decidiram colocar o projeto no Kickstarter, um site de financiamento coletivo (crowdfunding), em dezembro de 2013 para arrecadar uma grana. E conseguiram! O projeto tinha como objetivo arrecadar £35.000, mas fez tanto sucesso que alcançou mais de £56.000 (cerca de 162% do valor pretendido). Com o total arrecadado, eles fundaram a Solid Labs e estão planejando difundir o Primo nas escolas, para estimular o desenvolvimento das crianças desde pequenas.

cubetto-blocks

O site ainda não possui uma loja virtual, porém é possível ver que o kit está sendo vendido a $262 dólares. A previsão é que os primeiros produtos comecem a ser entregues em agosto de 2014, data oficial de lançamento do brinquedo no mercado.

E eles ainda preparam uma surpresinha para os pais nerds. O Primo é um Open Project, que possui um Arduino como base. Com ele, é possível “hackear”, melhorar e fazer sua própria versão, que pode render, também, muita diversão aos pais.

Se você é um nerd que se amarra em programação, e quer perpetuar a sua espécie, você não pode deixar de comprar esse brinquedo para seus filhos!

Sobre Alexandre Papanis

Formado em Ciência da Computação e Mestre em Engenharia de Sistemas. Possui grande interesse em tecnologias e jogos.