Capa » Cinema » Do Front – voltar para casa é uma vitória em Dunkirk
Do Front – voltar para casa é uma vitória em Dunkirk

Do Front – voltar para casa é uma vitória em Dunkirk

Dunkirk é um filme de guerra que não explora o lado político da guerra, mas foca nos personagens que vão à ela dar o seu suor e sangue. Não espere ver aquela trama contando os fatos históricos que levaram àquele momento. Você terá que chegar na sala de cinema sabendo o que foi o evento Operação Dínamo. Caso não saiba, clique aqui depois para entender mais sobre o ocorrido.

Depois de serem encurralados pelos alemães nazistas, as tropas Britânicas e aliadas se dirigiram para a praia da cidade de Dunquerque (Dunkirk) à espera da evacuação de centenas de milhares de soldados. Com o avanço do inimigo, a tensão vai tomando conta dos que ali se encontram, tendo em vista a demora dos poucos navios disponibilizados para o resgate e pelo ataque aéreo que hora ou outra ocorria ali.

O filme mostra mais esse clima tenso e desesperador de alguns personagens que representam os sentimentos de todos os soldados presentes. Demora um pouco até entender como o diretor quis contar a história, mas logo dá para se acostumar e perceber o motivo dela ter sido escrita daquela maneira.

Imagem mostrando diversas cenas do filme Dunkirk
A escolha do modo de filmagem também foi muito interessante, pois ao invés de vermos a guerra por grandes planos, somos colocados ali perto dos combatentes. Câmeras dentro de macas, junto a um navio afundando, nas partes traseira e frontal de um avião em perseguição ou sendo perseguido, dentro de uma cabine com vários soldados em uma situação de fuga são exemplos do que esperar no longa.

Esse é um ótimo filme para se assistir nas salas IMAX, aonde eu e o Capitão Rodrigo fomos convidados a assistir. A potência do som e o tamanho da tela nos proporcionou uma experiência de estar mais próximos daquelas pessoas. Os tiros e explosões faziam nossas cadeiras tremerem sem a necessidade de estar em uma cadeira que vibra. Lógico que não se comparam as tecnologias, mas mesmo assim foi uma sensação parecida. Se você puder, procure uma sala IMAX para conferir esse filme.

Dunkirk é um dos eventos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial, como bem exemplificou o Capitão Rodrigo em nosso papo pós-filme. Isso é interessante porque muitas histórias podem ser melhor exploradas do que se mostrar toda a guerra e incluir essa passagem como só mais uma menção aos vários fatos ocorridos nela. Poder mostrar um pouco mais como foi e as dificuldades daquelas pessoas na tentativa de voltar para os seus lares.

Deixamos aqui nossas homenagens a todos os soldados que estiveram em todas as guerras. Nós, pelo menos eu, não temos noção do horror que essas pessoas viveram. Não sei se esse longa trata com fidelidade o que aconteceu realmente com aqueles homens, mas nos passa um pouco do sentimento do que eles viveram.

Dunkirk tem direção de Christopher Nolan e elenco formado por Aneurin Barnard, Barry Keoghan, Cillian Murphy, Fionn Whitehead, Harry Styles, Jack Lowden, James D’Arcy, Kenneth Branagh, Mark Rylanc,e Tom Glynn-Carney e Tom Hardy. Estreia nos cinemas em 27 de julho de 2017.

Sobre Joe Redux