Quando pensamos em controle para jogos, a primeira coisa que vem em mente são os joysticks (ou manetas, em alguns lugares). Desde os primeiros consoles, o joystick esteve presente, fazendo a interação entre os jogadores e a máquina. Em 2006, a Nintendo revolucionou a forma de jogar com o Wii, tirando os jogadores do sofá e os colocando pra se mexer e interagir com o vídeo-game, mas com os joysticks nas mãos. Já em 2010, a Microsoft lançou o Kinect para Xbox, que podemos dizer que foi uma evolução do Wii, utilizando uma câmera para captar os movimentos, sem a necessidade de um controle físico.

Agora, os engenheiros da Valve foram além e desenvolveram controles para a sua língua e para as suas nádegas! É isso mesmo, você não leu errado!

O controle para a língua é como se fosse um mouse que você pode controlar com a ponta da sua língua. Como é um protótipo, os engenheiros utilizaram fios, que são conectados ao dispositivo. Mas a ideia é criar uma versão wireless. Segundo o engenheiro Ben Krasnow, para um movimento preciso, o controle para a língua não se mostrou muito eficaz. No vídeo abaixo, há uma demonstração do controle no jogo Borderlands 2. Dá pra ver a dificuldade para movimentar o jogador.

Já o controle por nádegas (baseado na postura) funciona como uma balança de banheiro. Você senta nela e você controla o movimento através do balanço do corpo. Por exemplo, colocando mais peso pra frente, o personagem se move pra frente. Também é possível andar de lado, pressionando a balança pelos lados. Para virar pra um lado e pro outro, basta girar o corpo, como se estivesse girando numa cadeira de rodinhas. Porém, não é possível fazer uma rotação maior do que 180º sem usar um mouse. Abaixo, na demonstração do controle, dá pra notar que em termos de movimentos, ele se comportou melhor do que o controle através da língua.

Segundo Krasnow, o conjunto mouse+controle ainda possui a melhor precisão, mas o controle por nádegas pode ser uma opção viável para alguns cenários, pois você libera a sua mão para fazer outra coisa. Além disso, esse tipo de controle funciona bem para realidade virtual e pode ser muito útil para o projeto que ele está trabalhando atualmente.

Na minha humilde opinião, dificilmente as pessoas deixarão de usar controles ou teclado+mouse para usar esses controles excêntricos. Eles podem ser mais útil para pessoas com deficiências físicas ou com dificuldades motoras.

Share.

2 Comentários

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exit mobile version