A Nintendo é uma das empresas mais respeitadas no mundo dos games. Embora ultimamente ela tenha perdido um pouco o foco para a Sony e a Microsoft, a gigante japonesa ajudou a revolucionar o conceito de game e criou diversos jogos de sucesso que você provavelmente já jogou muito. Mas antes de se tornar tão famosa mundialmente, a Nintendo passou por muitos fracassos. Mas persistente e aprendendo com seus próprios erros, ela conseguiu se reinventar e se consolidou no mercado bilionário dos games.

A partir de hoje, data de aniversário do lançamento do Super Famicom/Super Nintendo Entertainment System (SNES), o Classe Nerd vai apresentar uma série sobre a Nintendo, contando um pouco sobre esses jogos e a evolução até a chegada de Super Mario.

Um pouco de história

Poucas pessoas sabem, mas a Nintendo foi fundada em 1889! Isso mesmo! Há 125 anos a gigante japonesa leva entretenimento para a casa das pessoas! Tudo começou com a fabricação de cartões artesanais de um tipo de baralho japonês. Em 1950, a Nintendo fechou uma parceria com a Disney para criar cartas estampadas com os seus personagens. Já a partir dos anos 70 e 80, a empresa começou a investir no ramo de jogos eletrônicos. Em 1977, a Nintendo lançou o Color TV Game, que consistia em 6 variações do jogo Pong.

Mas em 1981 foi lançado o seu primeiro grande sucesso, o famoso “Donkey Kong“, um arcade de fliperama onde se revelou dois grandes personagens que são conhecidos até hoje: o próprio gorila e o Mario. Após o estrondoso sucesso de Donkey Kong, a Nintendo finalmente resolveu investir em consoles. E sua primeira aposta foi o Famicom (Family Computer), lançado em 1983 no Japão e em 1985 nos EUA, com o nome de NES – Nintendo Entertainment System. O famoso Nintendinho fez um enorme sucesso, levando a Nintendo ao topo do mundo. Depois disso, foram lançados outros consoles, como o Super Nintendo (SNES), Nintendo 64, Game Cube, Wii e Wii U.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em todos esses, não é? Mas o que você provavelmente não deve saber é que a Nintendo já produziu vários jogos – eletrônicos ou não – antes da chegada do Mario, numa tentativa de entrar no mercado mundial. Alguns tiveram um pouco de sucesso, mas outros foram um verdadeiro fracasso. Na série de hoje, vamos falar sobre o jogo de cartas Hanafuda.

Hanafuda

Jogos de cartas foram proibidos em todo o Japão, quando o governo considerou vários aspectos da cultura ocidental ilegal devido à onda de missionários cristãos da Europa. A fim de contornar esta situação, os japoneses desenvolveram uma alternativa para cartas de baralho chamado Hanafuda. O baralho possui 48 cartas, dividido em 12 montes, cada um representando os meses do ano com flores, animais e objetos diferentes.

Hanafuda – 48 cartas representando os 12 meses do ano

Mesmo com a proibição dos Hanafudas, os japoneses continuavam jogando em segredo. Até que no final do século XIX, o Japão finalmente suspendeu a proibição de jogar cartas. Fusajiro Yamauchi, um ávido jogador Hanafuda, estava emocionado por finalmente poder jogar o seu jogo legalmente e abriu uma empresa que iria distribuir cartões de alta qualidade. O nome da empresa foi a Nintendo.

Curiosidades:

  • No acessório Game Boy Camera, uma das imagens no B-Album contém ilustrações de uma das cartas de Hanafuda da Nintendo.
  • A versão japonesa de microjogo Quite Puzzled, do “WarioWare: Touched!” possuia uma carta de Hanafuda. Na versão internacional, a carta do jogo era um Joker.

Outros Hanafudas que ficaram famosos:

[tribulant_slideshow gallery_id=”1″]

Fontes: Blog Before Mario, The Verge.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exit mobile version