Com a terceira parte da saga O HOBBIT prestes a estrear, decidi compartilhar com vocês minha opinião sobre a canção de encerramento do filme.

Sei que fiquei de escrever algo sobre a música do 2º longa, mas ela não foi tão cativante quanto todas as outras e cabe apenas uma menção aqui: é…não valeu um post no Classe Nerd.

Depois desse banho de água fria que foi o tema da Desolação de Smaug, fui surpreendido pela escolha do intérprete da canção, que fecha com chave de ouro essa grande obra do cinema: o carismático Billy Boyd. Ele  já havia cantando “Edge of the Night” (ou como é conhecida “The Pippin’s Song“) em O Retorno do Rei. Já comentamos sobre ela no Classe Nerd.

Edge of Night – Pippin's Song by LOTR

Quem poderia imaginar o hobbit Peregrin “Pippin” Took interpretando o tema final da história que faz ligação com o Senhor dos Anéis?

Vai lá, comece a ouvir logo!

[toggle title=”The Last Good Bye – Letra” state=”close” ]I saw the light fade from the sky
On the wind I heard a sigh
As the snowflakes cover my fallen brothers
I will say this last goodbye

Night is now falling
So ends this day
The road is now calling
And I must away
Over hill and under tree
Through lands where never light has shone
By silver streams that run down to the sea

Under cloud, beneath the stars
Over snow one winter’s morn
I turn at last to paths that lead home
And though where the road then takes me
I cannot tell
We came all this way
But now comes the day
To bid you farewell

Many places I have been
Many sorrows I have seen
But I don’t regret
Nor will I forget
All who took the road with me

Night is now falling
So ends this day
The road is now calling
And I must away
Over hill and under tree
Through lands where never light has shone
By silver streams that run down to the sea

To these memories I will hold
With your blessing I will go
To turn at last to paths that lead home
And though where the road then takes me
I cannot tell
We came all this way
But now comes the day
To bid you farewell

I bid you all a very fond farewell[/toggle]

Já de início percebe-se o tom de despedida nos acordes instrumentais e quando Billy começa a cantar “The Last Goodbye“, a canção soa como se fosse uma pessoa se despedindo de velhos amigos e ao mesmo tempo lembrando de uma época em que se vivia grandes aventuras e que ficou no passado, assim como Bilbo deve ter se sentido ao voltar para casa e não ter mais desafios a serem enfrentados. Com essa melodia na cabeça ele deve ter começado a escrever o Lá e de Volta Outra Vez.

Ao longo dela sente-se um aperto no coração e a sensação de que está se chegando ao fim de uma história em que muitos cresceram lendo e outros acompanhando só no cinema. Quando você ouvir o verso final “I bid you all a very fond farewell” vai entender do que estou falando.

Alguns vão dizer: ah, mas nem se compara o livro ao filmedane-se! para mim os dois podem coexistir perfeitamente, mesmo porque é uma adaptação ao formato em que muitas pessoas possam ter acesso.

Nos cinemas a saga foi lançada em 2001 e lá se vão muitos anos acompanhando nas telonas a obra de J.R.R. Tolkien. Fechar com essa bela música é como se o diretor Peter Jackson estivesse dizendo aos fãs: Valeu, galera, Eu não conheço metade de vocês como gostaria; e gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem! Mesmo assim, obrigado por nos acompanharem nessa jornada pela terra média durante todos esses anos. Quem sabe um dia a gente se reencontra em um Silmarillion?

Essa canção, sem dúvida, é um SoundNerd, feito por Nerds para os Nerds.

Share.
Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exit mobile version