Na sequência de notícias sobre o sandbox exclusivo do Xbox One, Project Spark, a empresa revelou essa semana que o game se tornará 100% gratuito a partir do dia 5 de Outubro.

Lançado no dia 7 de Outubro de 2014, Project Spark era uma grande promessa da Microsoft. O game é uma poderosa ferramenta de criação de games, é F2P (free-to-play), e está disponível para os consoles Xbox One e Xbox 360. Os jogadores podem criar seus próprios jogos e depois publicar na Xbox Live, para que o mundo inteiro possa jogar, além de ser possível jogar os jogos criados por outros jogadores, num esquema bem parecido com o recém-chegado Super Mario Maker do Wii U.

Uma ideia ousada e muito promissora na época em que foi lançado. Porém, Project Spark conta com um sistema nada amigável de desbloqueio de conteúdo. O desbloqueio acontece completando conquistas e tarefas específicas, o que demanda uma grande quantidade de horas jogadas. Outra forma de desbloquear conteúdo é através de microtransações.

Atendendo pedidos dos usuários e pegando carona no sucesso recente de Super Mario Maker (que alcançou 1 milhão de fases em apenas 1 semana de lançamento) no intuito de atrair mais jogadores para explorar a plataforma, a Microsoft resolveu fazer uma grande remodelagem no game. Ela decidiu eliminar as microtransações e tornar todo o conteúdo desbloqueado, incluindo 200 novos props (itens que os usuários usam para criar as aventuras) que estão em fase de criação. Outro detalhe que virá com o update é que o tamanho máximo dos mapas e o número máximo de props será dobrado, permitindo assim aventuras maiores e mais complexas.

Confira a lista das novidades para Project Spark:

  • O limite máximo para terrenos em criações foi dobrado
  • O limite máximo de prop em criações aumentou em 500
  • Mais de 200 recursos serão adicionados no jogo, incluindo dragões, lorde dos goblins, bioma de pântano e um set de blocos primitivos
  • Cada criador agora terá um total de 100 slots para upload de suas criações
  • O ranking UGC será baseado em downloads e favoritos, ao invés de votos positivos/negativos
  • A loja Project Spark Marketplace foi removida
  • O Project Spark Tour e Treasure Trove fpra, removidos
  • Conquistas foram refeitas para jogadores e criadores

Por conta da mudança a Microsoft resolveu cancelar o DLC Conker’s Big Reunion, alegando que isso vai incentivar a comunidade de usuários a criar mais conteúdo para o game. A mudança pretende aumentar a base de usuários ativos do game, que atualmente conta com 200.000 usuários.

Para compensar aqueles que compraram o game, a Microsoft se disponibilizou a reembolsar o valor pago pelo produto em forma de créditos na Microsoft Store. Mas o reembolso só será válido para quem comprou o game depois do dia 28 de Julho.

Se você ainda não experimentou o game e suas ótimas ferramentas de criação, recomendamos que você dê uma olhada, em especial a partir do dia 5 de Outubro.

Share.
Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exit mobile version