Uma “cápsula do tempo” é um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações com o objetivo que eles possam ser encontrados pelas gerações futuras. A trilogia “De Volta Para O Futuro” pode ser considerada uma cápsula do tempo em formato de vídeo. O primeiro filme foi lançado no Natal de 1985 e, sua sequência, “De Volta Para O Futuro 2” foi lançado no dia 22 de novembro de 1989. No segundo filme, Marty McFly viaja para o futuro, mais especificamente para o dia de hoje, dia 21 de outubro de 2015 e encontra um mundo completamente diferente do qual ele vivia. McFly mostrou-se surpreso com todas as inovações tecnológicas que, na época, os fãs ficaram loucos.

Classe Nerd fez uma pesquisa e traz pra você algumas curiosidades sobre a trilogia e vamos comparar a Expectativa x Realidade dos dias de hoje. Confira:

Expectativa x Realidade

1) Skate Voador (Hoverboard): o icônico skate sem rodinhas flutuava pelas ruas e sobre a água era um dos maiores sonhos de consumo da garotada naquela época. Infelizmente não ficou pronto a tempo, mas várias empresas já conseguiram fazer algo semelhante.

https://www.youtube.com/watch?v=ZwSwZ2Y0Ops

2) Nike Air Mag: Os famosos tênis autoamarráveis da Nike virou febre e toda criança queria ter um. A Nike chegou a anunciar o produto, mas até o momento não chegou às prateleiras.

3) Dispositivos vestíveis (Wearables Gadgets): No futuro, McFly utiliza um óculos de realidade aumentada. Esse tipo de tecnologia já está presente nos dias de hoje mas não é qualquer pessoa que tem acesso a esses dispositivos. O Google Glass foi o precursor dos óculos e logo depois vieram o Oculus Rift. A Microsoft divulgou recentemente um vídeo mostrando o poder dos seus óculos Hololens nos jogos de videogame.

4) Televisões: Uma das mais surpreendentes imagens de “De Volta Para o Futuro 2” mostra Marty com um aparelho de televisão muito similar ao padrão que temos hoje – grande, fina, pendurada na parede, e com aspecto de tela 16:9. Como eles sabiam naquela época que deixaríamos de assistir a TV de tubo com imagem 4:3? E, mais do que isso, que poderíamos acompanhar vários canais simultaneamente, em sistema Picture in Picture?

5) Meios de comunicação: no filme, o fax seria o principal meio de comunicação entre as pessoas. Os criadores não imaginavam que os celulares, tablets e a internet iriam surgir e atrapalhar as “previsões” do filme.

6) Videoconferências: O filme conta também com muitas telas de projeções e interfaces interativas, que mostram como somos mesmo uma sociedade dominada pelas imagens. E claro que a produção antecipou a necessidade de se comunicar por videoconferências e não apenas por chamadas de voz. Ligações com a utilização de câmeras são hoje uma realidade com mensageiros como o Skype, o FaceTime e o Hangouts.

6) Videogames sem controle: Marty encontra um antigo fliperama da sua época em uma lanchonete e mostra para os garotos do futuro como se joga aquele game. Os meninos ficam indignados que Marty esteja usando as mãos para controlar o jogo e dizem que aquilo é brinquedo de bebê.

7) Tablets: Outra antecipação chocante da vida no futuro ocorre quando Marty é abordado para assinar uma petição para salvar o relógio da torre. A petição é apresentada em um aparelho portátil muito similar aos modelos de tablets que temos hoje em dia.

Curiosidades sobre o filme

1) Pra quem não sabe, o diretor Robert Zemeckis e o co-roteirista e produtor Bob Gale chegaram a levar o roteiro do filme “De Volta para o Futuro” para a Disney. Naquela época, todos tentavam produzir algo com a Disney pois era um estúdio de renome e que tinha poder aquisitivo suficiente para bancar os efeitos necessários. Mas a Disney, pra variar, respondeu aos visionários entusiastas criadores com um singelo “Vocês estão Loucos! Como vamos produzir um filme que tem uma cena de incesto?” (referindo-se a cena na qual Marty McFly beija a Mãe no passado, quando ela ainda era jovem). Vale lembrar que outro diretor visionário e que criou simplesmente a maior saga galática da história do cinema, George Lucas, também levou Star Wars para a Disney. Conclusão: a Disney mais uma vez recusou a obra-prima. Recentemente, vendo a grande cagada que fizeram de recusar uma mina de ouro, a Disney resolve corrigir o erro e agora é dona de tudo isso.

2) Outra grande curiosidade de “De Volta Para O Futuro” foi que, por pouco, e muito pouco mesmo, não tivemos o carisma de Michael J. Fox como o protagonista Marty McFly. Durante a produção do filme, Michael estava trabalhando no seriado que lançou o astro, conhecido como “Caras e Caretas” no Brasil, e estava gravando o filme “O Garoto do Futuro” (“Teen Wolf“). Como Michael estava ocupado, o filme começou a ser rodado com o ator Eric Stoltz como Marty McFly. Após 5 semanas de filmagem, Eric foi demitido por ter “dado um ar muito sério ao personagem”. Foi então que os produtores e o diretor decidiram parar e realmente trazer Michael J. Fox para o projeto.

3) Elijah Wood, o eterno Frodo Baggins da trilogia “O Senhor dos Anéis“, fez a sua primeira aparição em filmes em “De Volta Para O Futuro“. Ele era um dos garotinhos que tenta jogar fliperama, em uma máquina de atirar com uma pistola.

4) Outra curiosidade é que o filme prevê uma visita da “Rainha Diana” a Washington no ano de 2015, de acordo com uma manchete no jornal do futuro – o que ficou impossível depois da morte de Lady Di em 1997.

5) O filme “Tubarão 19” (“Jaws 19“), em cartaz no cinema do futuro, tinha a direção de Max Spielberg. Um dos produtores executivos do filme é o lendário Steven Spielberg, que tem um filho chamado Max ( E não é o nosso RECRUTA).

Pois é! Então vamos celebrar este dia em que Marty McFly e o Dr Emmett Brown chegaram ao futuro. Mais precisamente hoje, às 16:29. Vamos curtir a nostalgia deste excelente filme que, por mais que já tenha passado 30 anos desde sua estreia, o filme é fantástico e atual e conta com uma história que continua sempre a trazer este bom clima dos excelentes filmes a quem quer que o assista. Tudo, lógico, ao som de “The Power of Love” da banda Wey Lewis and the News, que é uma das melhores e mais icônicas trilhas sonoras do cinema. Uma puta música e aproveitar o Dia de De Volta Para O Futuro.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exit mobile version