Matéria escrita por- Marcelo Garcia

 

Em junho de 2018 o jogo desenvolvido pela Treyarch e distribuído pela Activision, Call of Dutty Black Ops 3, foi presenteado aos assinantes da Playstation Plus. Neste momento cabe uma explicação sobre a franquia Call of Duty, pois o jogo é desenvolvido em um ciclo por três empresas diferentes, A Infinity Ward (franquia: Modern Warfare, Ghosts e Infinite Warfare), a Sledgehammer (Advanced Warfare e WWII) e a Treyarch (franquia do Black Ops e Word at War), sendo distribuídos pela Activision.

Essas empresas se revezam no lançamento anual dos jogos de Call of Duty, após o último ciclo em que tivemos a Sledgehammer lançando o Advanced Warfare, a Treyarch lançando o Black Ops 3 e a Infinity Ward lançando o Infinite Warfare, todos com movimentos avançados (leia-se pulos altos, deslizamentos no chão e nas paredes) a comunidade reclamou muito pelo ar futurístico e aclamaram a volta as raízes que fizeram o jogo ser tão popular.

Neste novo ciclo em 2017 a Sledgehammer lançou o WWII voltando as origens do jogo e sem os movimentos avançados e o ar futurístico, em 2018 a Treyarch recém lançou o Black Ops 4 e no ano que vem eu imagino que a Infinity Ward deva lançar um novo Modern Warfare, todos voltando as franquias de mais sucesso.

Neste momento vamos focar no lançamento do Black Ops 4, da Treyarch.

O primeiro ponto foi o preço de pré-venda, neste ponto sou bem objetivo, não acredito valer a pena comprar a versão Deluxe, me desculpem os que compraram, mas sempre ocorre a mesma coisa, compramos a versão com mais mapas, mas depois de pouco tempo as pessoas param de jogar os mapas da edição Deluxe por não encontrar mais pessoas para jogar no multiplayer e acabam jogando as salas normais, esse fenômeno é comum no nosso país, talvez nos servidores estrangeiros esse problema não ocorra.

Em relação ao preço, não acho tão caro assim o que é cobrado, calma, não atirem pedras ainda… Quanto custa ir ao cinema com a esposa e uma criança? Preço dos ingressos, pipoca, refrigerante, para duas horas de entretenimento. O jogo será seu e você poderá jogar por alguns anos, minha preocupação é mais em relação ao tempo gasto com o jogo, se vale a pena ou não investir tanto tempo jogando.

Para o Black Ops 3 da Treyard a resposta é sim, o jogo é divertido e vale a pena o tempo investido, já o WWII da Slegdehammer o jogo não é tão divertido assim, embora muito mais novo alguns fãs de Call of Duty não tem jogado mais o WWII.

E quanto ao Black Ops 4?

Vamos a minha análise:

O jogo não tem modo Campanha, ponto negativo, afinal os modos campanha de todos os Call of Duty são ótimos. Mas porquê dessa vez eles não fizeram o modo campanha? Para terem mais tempo para desenvolver o modo Blackout, que nada mais é do que um modo parecido com o Fortnite.

Jogos como o Fortnite tem uma grande base de jogadores jovens. “Ahhh Marcelo, eu tenho 60 anos e jogo” Ok, você é uma exceção, não estou dizendo que 100% é jovem e sim que a maioria é.

E como é o modelo deles? Freemium, ou seja, o jogo é gratuito e eles ganham em cima de customização, propaganda etc.

A base do Call of Duty é uma galera mais velha.

“Ahhh Marcelo, eu tenho 10 anos e jogo Call of Duty “. Está bem, você é uma exceção.

O Call of Duty é um jogo caro, por isso em geral são pessoas mais velhas que jogam e o Fortnite (gratuito) por pessoas mais jovens.

Esses são fatos, agora a análise é simples para mim, ao tentar fazer um Fortnite de 300 reais você não atrai o público jovem acostumados a jogar de graça e afasta o público que paga, acostumados a jogar o Multiplayer.

E não tenho a menor dúvida que o foco desse Call of Duty é o Blackout, abrindo mão da campanha e deixando de focar naquilo que sempre foi importante para a franquia que é o Multiplayer.

Agora vamos aos problemas:

Os gráficos podem ser incríveis? Não! Nunca foram o foco do Call of Duty e para jogarem no Blackout tantas pessoas ao mesmo tempo em um cenário gigantesco os gráficos não poderiam ser top de linha, se não iria ser difícil rodar. Achei os gráficos e o som equiparados ao Black Ops 3.

Pela quantidade de pré-vendas e pelo hype todo criado, a empresa deveria saber que muitas pessoas jogariam no dia em que o jogo foi liberado, mas o que vimos? Servidores cheios e muita reclamação de lag. Armas com problema de balanceamento, respawn estranho e muitas outras reclamações. Não adianta aqui tentar defender dizendo que tinham muitas pessoas para jogar e por isso tivemos tantos problemas nos servidores, porque isso era algo que a empresa poderia ter previsto.

Agora vamos ao fator diversão. O jogo é divertido? Não! Mesmo erro do WWII, jogo não é divertido, por isso prevejo muitos jogadores retornando ao Black Ops 3, que ficou muito divertido! Não que o WWII não seja um bom jogo, ele tem várias qualidades, mas diversão não é um dos pontos fortes deste jogo.

A franquia teve problemas no Advanced Warefare ao tentar inovar, mas criaram a base para o Black Ops 3 e erraram novamente ao insistir no estilo com o Infinite Warfare

Eles não poderiam errar tanto nesses três próximos jogos. Por isso minha aposta era o WWII para voltar a origem, o Black Ops 4 por causa do nome da franquia de grande valor e seria capaz de apostar que o Call of Duty de 2019 será o Modern Warfare 4 e aposto que será o melhor jogo deste ciclo.

Share.
Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exit mobile version