Crítica de- Alexandre Dias

 

Muito se esperava, e, ao mesmo tempo, se torcia e especulava se, Aquaman seria o filme que a DC precisava para reestruturar e revitalizar seu universo cinematográfico já bastante desacreditado pelos fãs?

O filme mostra a origem do herói, mas, não se arrasta por cada ponto em uma narrativa linear como seria um tradicional filme de origem, até por que, o personagem já foi apresentado no filme Liga da Justiça, e, mencionado em Batman v Superman- A Origem da Justiça.

Mas, a origem do herói está lá, seguindo fielmente o cânone e, sendo filho de um Humano Tom Curry (Temuera Morrison) com a atlante Atlanna (Nicole Kidman), e o caminho até ele se tornar o rei de Atlântida.

E tudo se dá a partir das ambições do seu meio irmão Orm (Patrick Wilson) que quer declarar guerra contra os humanos, mas para ajudá-lo temos Mera (Amber Heard) e Vulko (Willem Dafoe). Também aparece outro inimigo, o Arraia Negra (Yahya Abdul-Matten II.

A DC mudou a característica do Aquaman com o Jason Momoa, pois tivemos um personagem com inseguranças, carismático e engraçado na medida certa, e como é a origem, ele ainda não possui o senso de dever com a Atlântida, que é apresentada nos quadrinhos.

Jason Momoa atua muito bem no filme, além de ser um ator carismático, ele consegue transitar das cenas de ação com as partes de comédia e de romance, mostrando ter entendido bem o personagem e o tom novo dado a ele para ser transposto para a telona.

Da mesma forma, Yahya, também trabalha muito bem como Arraia Negra, ainda que pouco aproveitado no filme (esperamos o próximo), mostrando igualmente ter entendido o personagem e o tom que ele precisava para ser adaptado, com cenas muito bem construídas para mostrar toda a criação e a consolidação do personagem.

Outro que também está excelente, é o ator Patrick Wilson, particularmente, o acho pouco expressivo, mas na história ele não precisou muito, mas soube entregar um Orm( Senhor dos Oceanos) com toda a eloquência e toda grandiosidade exagerada que o personagem tem nas HQs, mostrando também ter conhecimento do personagem e as sutilezas de como transpor  das páginas para as telas de forma muito bem executada.

Amber Heard foi muito bem, para mim que mais expressiva, apresentando uma Mera que passava as emoções que ela sentia.

A trinca, Temuera, Dafoe e Nicole, nem precisa comentar, como sempre, atuaram muito bem, lógico sendo papeis secundários, mas igualmente importantes para a história e o desenrolar da trama.

Podemos ver que no filme que as vezes o Aquaman faz bastante piada, muitas vezes relacionada a insegurança dele e a falta de responsabilidade, e nos quadrinhos vimos sua jornada a Atlântida por vontade própria e trabalhando para conseguir seu espaço, mas no filme ele é meio que jogado num conflito.

A relação com a Mera se torna uma comédia romântica, que no começo entra em conflito por Arthur Curry dar pouca importância para os problemas e, não ter o senso de responsabilidade devido por ser quem ele é, além de sucessor ao trono de Atlântida, ser um filho de dois mundos e ter os poderes que ele tem.

O filme é bem feito, a história se desenvolve bem, apresenta excelentes cenas e momentos de ação, um pouco de romance e comédia na medida certa. O fundo do mar é muito bem feito, fluído, colorido, diferente do mundo real e até algumas cenas lembrou Avatar de James Cameron. Apresentou, não só, uma Atlântida bem elaborada, com o visual bem sensacional, mas todo um universo subaquático, as tribos bem diferenciadas, cada uma com suas características, e as cenas de lutas são bem feitas principalmente do herói com os vilões, e de toda batalha final que é alucinante.

Na minha opinião é um filme muito bom, com toda uma nova visão de Aquaman saindo da versão dos quadrinhos, mas mantendo as principais e básicas características do herói e seus poderes.

Recomendo ver com a família pois é um filme para todos os gostos e todas as idades, e, vale ressaltar, tem cena pós-créditos, fique até o final na sala.

Trailer

Aquaman estreou no último dia 14 de dezembro, e já está em todas as melhores salas de cinema.

Share.
Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exit mobile version