Crítica de Marcelo Garcia

 

 

Este filme é uma das melhores obras do diretor Tim Burton em anos, mas ainda assim poderia ter sido melhor.

O clima retro futurista do filme dá o tom da história de um bebe elefante que após ser rejeitado se torna popular ao aprender a voar. É a mesma história do patinho feio que vira um belo cisne, mas com uma roupagem diferente.

Toda a magia da Disney está presente nesse emocionante filme. Diferente do clássico, os animais não falam nesta nova versão, mas nem por isso faltam expressões e emoção aos personagens.

O visual chama atenção, mas a história poderia ter sido melhor desenvolvida. A premissa básica é que Holt (Colin Farrell) e seus dois filhos, Milly e Joe, fazem parte de um circo itinerante que, apesar de decadente, ainda está cheio de rostos amigáveis. Medici, o dono do circo que é interpretado por Danny DeVito é o vilão incial da história e se destaca na primeira parte do filme com uma interpretação excelente. O bebe Dumbo aparece em cena e a rejeição ao fofo bebe elefante acontece por ele ter orelhas grandes. Os filhos de Holt descobrem que Dumbo pode voar e a rejeição é substituída por muito entusiasmo e interesses. Eis que surge Vandermere (Michael Keaton – ex Batman, do diretor Tim Burton), que se interessa pelo bebe elefante voador, sendo o vilão da segunda parte do filme.

Algumas cenas forçadas como a de Dumbo apagando o fogo para salvar Holt, Milly e Joe beiram o amadorismo, inesperado de um filme com tanto investimento e não acrescenta em nada na história.

Falando um pouco sobre a trilha sonora, confesso uma boa nostalgia, embora rapidamente substituída por uma indagação sobre os rumos tomados. Novamente Danny DeVito tem uma atuação que se destaca cantarolando a música do desenho original.

Trailer

A cena do nascimento de Dumbo ao invés de ser entregue pela cegonha é um ponto alto da inovação nesta nova versão, assim como os elefantes rosas serem feitos de bolha de sabão em uma apresentação do circo e não em uma cena com bebidas.

Quanto mais alto o voo, maior pode ser a queda: infelizmente para os fãs do desenho original e do aclamado diretor o filme tem uma história genérica e sem inspiração.

Dumbo estreia neste dia 28 nos cinemas.

Filme: Dumbo

Lançamento: 28/03/2019

Companhia(s) produtora(s): Walt Disney Pictures e Tim Burton Productions

Diretor: Tim Burton

Roteiro: Ehern Kruger

Produção: Justin Springer, Ehren Kruger, Derek Frey, Katterli Frauenfelder

Elenco: Colin Farrell, Danny DeVito, Eva Green, Michael Keaton, Deobia Oparei, Alan Arkin, Nico Parker, Finley Hobbins, Joseph Gatt, Roshan Seth, Sharon Rooney e Douglas Reith

Share.
Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exit mobile version