Capa » Cinema » Confira 10 curiosidades sobre O Regresso (sem spoilers)
Confira 10 curiosidades sobre O Regresso (sem spoilers)

Confira 10 curiosidades sobre O Regresso (sem spoilers)

O filme O Regresso estreou nos cinemas brasileiros na semana passada, trazendo Leonardo DiCaprio e Tom Hardy nas telonas e com direção do cultuado Alejandro González Iñárritu (Birdman). O Iñárritu já ganhou dois Globos de Ouro com O Regresso: Melhor Diretor e Melhor Filme – Drama. DiCaprio, por sua vez, ganhou o Globo de Ouro como Melhor Ator – Drama. Agora, ele é tido como o favorito ao Oscar de Melhor Ator (seria o primeiro após 5 derrotas – 4 como ator e 1 como produtor).

O Regresso foi indicado em 12 categorias ao Oscar 2016: Melhor Ator, Melhor Filme, Diretor, Ator Coadjuvante, Direção de Fotografia, Montagem, Direção de Arte, Figurino, Maquiagem e Penteado, Som, Mixagem e Efeitos Especiais.

Confira essa lista com 10 curiosidades sobre o filme e tudo aquilo que o torna uma obra de arte:

1. Baseado em fatos reais

Isso mesmo! Por incrível que pareça, a história de O Regresso é baseada em fatos reais. O filme conta a fantástica história de Hugh Glass (1783-1833).

O-Regresso-Hugh-Glass

Retrato de Hugh Glass

2. Todo filmado com luzes naturais

Apesar da história do filme se passar no Oeste dos EUA, o filme foi todo rodado no norte do Canadá, no período de inverno. E se isso já não fosse o bastante, a produção do filme resolveu rodar todo o filme com luz natural, ou seja, sem o uso de iluminação artificial. Por conta disso, a equipe foi obrigada a gravar um pouco mais de 1 hora por dia, para aproveitar a iluminação. Um belo trabalho do diretor de fotografia Emmanuel Lubezki, vencedor dos últimos 2 Oscars (Gravidade – 2014 e Birman – 2015).

3. Filmagens exigiram sacrifícios pessoais e profissionais

Gravando pouco mais de 1 hora por dia e tendo que se deslocar entre pontos de gravação, o processo de filmagem acabou durando mais do que o esperado. Inicialmente planejado para terminar em maio de 2015, as gravações só terminaram em agosto.

Tom Hardy teve que abrir mão de Rick Flagg do Esquadrão Suicida

Tom Hardy teve que abrir mão de Rick Flagg do Esquadrão Suicida

Com o atraso, Tom Hardy teve que abrir mão do papel de Rick Flagg em Esquadrão Suicida. Porém, o trabalho em O Regresso lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar.
ue conseguiu sua primeira indicação ao Oscar pelo papel.

4. Criaram avalanche de verdade em cena

Em certa cena do filme, o personagem de Leonardo DiCaprio observa ao longe uma avalanche descendo uma montanha. A grande maioria dos cineastas deixaria essa avalanche na pós-produção. Porém, o diretor Alejandro González Iñárritu decidiu fazer uma avalanche de verdade. Com a ajuda de explosivos, ele provocou uma avalanche de verdade na Fortress Mountain, em Alberta, no Canadá. Como só poderia fazer uma tomada da cena, foi preciso sincronizar com toda a equipe de produção, câmeras, atores e até mesmo os animais.

5. Cena de abertura precisou de um mês de ensaios

A cena inicial de O Regresso é de tirar o fôlego. Filmada quase toda em plano-sequência, a cena foi muito ensaiada antes das filmagens. Foi necessário um mês ensaiando para criar a sequência com a precisão que Iñárritu imaginava. Cada movimento dos atores foi pensado e não havia margem para erro.

O-Regresso-Gravacao_Cena_Inicial

Por causa da opção pela luz natural, se acontecesse algum erro durante a gravação, tudo teria que ser refilmado no dia seguinte. Ao ScreenDaily, Iñárritu afirmou: “O mais importante para mim era não só criar uma experiência real, mas mergulhar as pessoas em uma experiência emocional.”

6. O filme tinha seu próprio meteorologista

Com os grandes deslocamentos entre as locações e o uso de iluminação natural, a produção do filme teve que recorrer a um profissional que não é muito comum nos sets de filmagem: um meteorologista. Jordan Witzel, do Global Calgary Meteorologist, foi fundamental para a equipe, ajudando a identificar os melhores lugares para filmar e onde encontrar neve.

7. Pele de urso de verdade

O casaco de pele usado por DiCaprio no filme foi feito com pele de urso de verdade. Segundo a figurinista Jacqueline West, que está concorrendo ao Oscar pelo trabalho, a pele foi obtida legalmente através do Departamento de Parques do Canadá. Como a caça é proibida no parque nacional, o urso muito provavelmente veio a falecer por uma causa natural.

DiCaprio e o casaco de pele de urso

DiCaprio e o casaco de pele de urso

“Era real e muito pesada. Quando molhada pesava quase 50kg. E o Leo ficava andando com aquilo. Só alguém de sua estatura conseguiria suportar”, disse West à Variety. A pele também possui uma importância simbólica na história. O urso que quase mata o personagem de DiCaprio é o mesmo que acaba salvando a sua pele de não congelar no rigoroso inverno.

8. Coisas que aconteceram com Leonardo DiCaprio

Questionado sobre os desafios que teve que se submeter durante a gravação do filme, Leonardo DiCaprio foi enfático: “A gravação de uma cena dura minutos, o filme é para sempre”. O ator mergulhou de cabeça no papel de Hugh Glass e se entregou totalmente. Leo teve que se submeter a temperaturas baixíssimas, principalmente nas cenas em que ele entra em contato com a água.

O-Regresso-DiCaprio-Hugh-Glass-Barba-Branca

DiCaprio em cena: gelo na barba era falso, mas o frio era verdadeiro

Embora seja vegetariano, DiCaprio teve que interromper seu estilo de vida em prol da arte. Em certa cena, DiCaprio come um fígado bovino cru. A produção tentou gravar as cenas com gelatina falsa, mas o ator não ficou satisfeito com o resultado e pediu para a equipe uma carne de verdade.

9. Coisas que não aconteceram com Leonardo DiCaprio

Em entrevista antes do lançamento do filme, DiCaprio teria sugerido que ele teve que dormir dentro de uma carcaça de um animal. Apesar de seu personagem ter realmente dormido dentro de uma carcaça, a produção tratou de contruir uma carcaça falsa de cavalo, onde o ator passou um tempo.
Outro boato gerado pela agência de notícias Drudge Report correu a mídia e dizia que o personagem de DiCaprio teria sido estuprado por um urso. A Fox teve que desmentir o boato, dizendo que o animal visto em cena era fêmea.

10. O mistério do urso

Iñárritu é um diretor moderno e que gosta de fazer inovações. Ele fez questão de manter o suspense com relação a já famosa cena do urso. Ele queria manter a magia do cinema. Mas, obviamente, sabe-se que ele não colocou um urso de verdade para atacar Leonardo DiCaprio.

O-Regresso-DiCaprio-Hugh-Glass-Urso

A famosa cena do urso atacando o personagem d e Leonardo DiCaprio

O diretor fez um gigantesco trabalho de pesquisa, assistindo vários vídeos de ataques de urso e conversando com vítimas reais. Ele queria criar algo autêntico e para isso contou com a ajuda da tradicional empresa de efeitos especiais Industrial Light and Magic.

Ah, sabe o urso de verdade, o que aparece no filme? Na verdade ele é nada mais e nada menos do que o dublê Glenn Ennis, que usou o processo de captura de movimento, em um traje azul nada ameaçador.

O-Regresso-Duble-Gleen-Ennis-Urso

O dublê Gleen Ennis, que deu vida ao urso

 

Sobre Alexandre Papanis

Formado em Ciência da Computação e Mestre em Engenharia de Sistemas. Possui grande interesse em tecnologias e jogos.