Capa » Cinema » O Touro Ferdinando ganha uma nova roupagem com a mesma bela mensagem
O Touro Ferdinando ganha uma nova roupagem com a mesma bela mensagem

O Touro Ferdinando ganha uma nova roupagem com a mesma bela mensagem

“O Touro Ferdinando” é a nova versão de um clássico da animação baseado no livro ilustrado “Ferdinando, O Touro” (The Story of Ferdinand) de 1936, do autor americano Munro Leaf. O filme mantém a mesma essência da mensagem passada pelo personagem do livro de 1936, mesmo após gerações, ela mantém a mesma força e atualidade. Confira abaixo o trailer dublado de “O Touro Ferdinando”:

Agora vamos voltar no tempo e conhecer as origens de nosso carismático e parrudo “herói”!

O livro ilustrado “Ferdinando, O Touro” (The Story of Ferdinand) foi a obra mais conhecida de Munro Leaf e conta a história de Ferdinando, um touro que, contra tudo, decidiu seguir seus instintos e coração, e determinar ele mesmo o seu próprio destino. Ele tomou a posição de não brigar nem entrar em conflitos desnecessários, e preferia a vida em paz dos campos na Espanha do que servir à sua criação para as touradas de Madri.

O livro de Munro Leaf também ganhou uma adaptação para animação em curta-metragem pela Disney em 1938, escrito e dirigido por Dick Rickard, e ganhou o Oscar em 1939 de Melhor curta-metragem de animação.

Na nova adaptação do clássico, dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, conhecido por outros sucessos como a franquia “A Era do Gelo”, tem todo o mesmo clima e charme da história original e dos belos traços cartunescos dos personagens, que ajudam a cativar e recontar esta bela história para toda esta nova geração. E, como dito anteriormente, a mensagem de Munro Leaf continua extremamente atual e ainda vai perdurar por muitas gerações.

A animação consegue o envolvimento emocional do público com os seus personagens. Todos eles são bem carismáticos, tanto os pequenos, quanto os adultos, e consegue alcançar a empatia necessária de todos, em especial com o protagonista, sem exagerar na dose ou parecer forçado. Você entende Ferdinando e entende a sua posição em relação a quem ele é, e o porquê ele não acha que deve seguir e ser o que os outros querem torná-lo.

A mensagem é simples e clara! Você decide o que você quer ser e o que quer fazer da sua própria vida! E, se você não opta por lutar ou entrar em algum confronto, não significa que você se acovardou ou teme o confronto. Simplesmente é por que você não tem a necessidade de se envolver ou resolver desta forma a situação, e todas as diferenças de escolhas ou opinião tem que ser respeitadas.

Aliado a esta excelente e forte mensagem – bem atual, levando em conta todo cenário mundial recente -, o longa tem um visual muito atrativo, com personagens em traços cartunescos, mas cheios de estilo e muito bem criados e animados, com cenários tão bem trabalhados nas ambientações, destacando o belo trabalho da equipe de modelagem e de texturas e iluminação que criam cenas de um visual, que fazem com que o publico se sinta totalmente imerso na história.

O filme tem um tom leve e divertido, com seus momentos emotivos e cenas hilárias. Tudo na medida certa, sem exageros. As piadas acontecem com uma fluidez e que fazem parte da cena e não estão ali só por estarem. Elas fazem a cena andar e seguir a história e tem efeito tanto para o publico mirim quanto para os adultos. Destaque para 2 cenas, a batalha de dança e a perseguição do 3º ato. Para mim, as melhores cenas do filme, que é recheado de boas cenas engraçadas.

Esta nova versão de “O Touro Ferdinando” é um ótimo filme: história simples, mas redondinha, bem equilibrada, divertido e leve, que tem uma forte e boa mensagem a ser passada, e que, funciona muito bem, tanto para aos pequenos, quanto aos pais que estão juntos e podem curtir uma tarde agradável de cinema em família com seus filhos.

O Touro Ferdinando estreou nesta quinta-feira (11/01) nos cinemas brasileiros.

Sobre Rodrigo Ribeiro

Rodrigo Ribeiro